Publicado por: Alexandre Cavalcanti, em: 30/05/23 às 19:05Olinda sedia o III Encontro do Fórum EJA da Região Metropolitana
Na pauta, o currículo da Educação de Jovens e Adultos em Pernambuco
Por Dandara Maryanna
Olinda sediou, nesta terça-feira (30), o III Encontro do Fórum EJA da Região Metropolitana do Recife. Participaram do evento representantes dos municípios da Região Metropolitana e da Equipe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos de Olinda. O evento teve como discussão o currículo da EJA de Pernambuco, destacando os desafios na implementação. O encontro aconteceu no auditório do edifício JAM, em Casa Caiada.
Os municípios de Moreno, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Ipojuca, Paulista, Itamaracá, Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Araçoiaba estiveram presentes no fórum. A palestra do evento foi ministrada pela secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Daniele Bastos, sobre “Currículo da EJA de Pernambuco, desafios da implantação”.
A secretária de Educação de Olinda, Edilene Soares, declarou que as ações realizadas pelo município voltadas para a qualidade do ensino contribuem e estimulam para a permanência dos jovens e adultos no ensino e para a melhoria no estilo de vida desses estudantes. “Temos que garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem desses jovens e adultos dentro da rede de ensino. Fazemos isso através de dinâmicas dentro das salas de aulas e da implementação de políticas públicas na nossa cidade”, concluiu.
Professores, técnicos e gestores da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da rede Municipal de Ensino de Olinda vêm realizando avaliações de fluência em leitura com estudantes do nível III da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa análise visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras e textos. O desempenho de cada aluno é analisado pela equipe de assistentes técnico-pedagógicos da Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais do município (SEPPE).
No encontro de hoje, houve, também, apresentações culturais de dança com o grupo do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) da longevidade de Olinda, e uma leitura de cordel do grupo de estudantes do EJA do Professor José Lourenço.