Notícias

Olinda vai fazer monitoramento online de frequência de estudantes cadastrados no Bolsa Família

Os alunos com baixa frequência escolar podem perder o benefício

Publicado por: Secom, em: 18/07/18 às 14:28

Beneficiários do Programa Bolsa Família devem ficar atentos às frequências dos filhos nas escolas. Nesta quarta-feira (18.07) a Secretaria Executiva de Assistência Social, em parceira com representantes do Cadastro Único e da Secretaria de Educação de Olinda, promoveu reunião com gestores e diretores da comunidade escolar, no auditório da Prefeitura de Olinda. Em discussão a importância da ata de presença dos alunos que têm direito ao programa. A novidade agora é que para agilizar o serviço de atualização dos dados, as secretarias estão capacitando os gestores a fazerem isso por meio do sistema online. O acompanhamento já era realizado periodicamente com uso da ata manual.

O objetivo é obter fiscalização uniforme e mais rápida. A informação sobre a assiduidade dos estudantes possibilita identificar possíveis situações de vulnerabilidade e de risco social, a partir do descumprimento da frequência escolar e verificar se está ocorrendo algum problema no ambiente familiar.

De acordo com dados da Secretaria de Educação, dos quase 28 mil alunos que são beneficiários do Bolsa Família e estão matriculados nas unidades de ensino da rede federal, estadual, municipal e privada de Olinda, cerca de dois mil estão com situação irregular. Seja por não ter continuidade nas escolas ou por questões de falta de dados à Prefeitura ou por outros motivos. 

Para os estudantes de 6 a 15 anos é cobrada a frequência mínima de 85%, já para adolescentes de 16 e 17 anos, a mínima é de 75%. “Esse tipo de capacitação é fundamental para atualizar as informações. Até porque se os pais e responsáveis não buscarem regularização podem perder o benefício, já que é um dos critérios para receber o Programa”, destacou a secretária executiva de Assistência Social, Mônica Ribeiro.

“Estou achando boa e esclarecedora a capacitação. Eu assumi há pouco tempo a secretaria da Escola Estadual Themistocles de Andrade e não tinha total conhecimento sobre isso”, destacou Sandra Silva.

Quem ministrou a capacitação foi uma analista de Gestão Educacional e representante da equipe técnica da Coordenação da Educação do Bolsa Família, Ana Maria Coutinho.

DADOS

Existe atualmente em Olinda um total de 240 escolas das redes municipal, estadual, federal e particular.

Pular para o conteúdo