Ouvir a matéria clicar no player
Jornalista, músico, compositor, poeta, escritor, cineasta, carnavalesco, palestrante e agora Mestre de Cultura. José Ataíde de Melo, olindense da Rua do Sol, pode ser chamado desta forma a partir de agora, após premiação concedida pelo Ministério da Cultura. Seu nome foi publicado no Diário Oficial da União, em material com a Homologação do Resultado Final do Edital de Seleção Pública, Culturas Populares – Edição Selma do Coco.
Entre outros trabalhos pela cultura do município, ele escreveu o livro “Olinda, Carnaval e Povo”, em 1982. Segundo o próprio mestre, esse “foi a obra mais vendida na cidade em toda a história”. Ataíde também foi homenageado no Carnaval de Olinda em 1994.
“Minha vida é cultura, é um reconhecimento de todo trabalho que faço desde 1968. Estou muito feliz pela conquista. Pessoas de todo o Brasil podem receber esse prêmio. E eu, olindense da Rua do Sol, chegar a ser mestre, é uma satisfação enorme”, disse Ataíde.
Outros feitos do olindense:
– Autor do livro “O Menino e o Boi”;
– Presidiu o Júri da Expo Internacional de Carnaval, em Los Angeles, em abril de 2006;
– Fez palestras e oficinas de cirandas, maracatu e adereços carnavalescos no Fowler Museum, Califórnia; também para os alunos do curso de mestrado de música da UCLA-Califórnia;
– Organizou o An Introductory Course of Pernambucan Rythym – maracatu, coco de roda, frevo e ciranda, para alunos do Rotterdam Conservatorium, Holanda, em 1995;
– Presidiu a Associação Carnavalesca de Olinda (350 grupos filiados);
– Fez workshop para alunos de percussão da Enchoemberg School of Music, na Califórnia;
– Tem crônicas urbanas veiculadas no www.pelourinho.com, que há 13 anos divulga a cultura brasileira no exterior.