Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Ação desta sexta-feira (28) foca em melhorar a drenagem e prevenir alagamentos em diversos pontos da cidade

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

Na manhã desta sexta-feira (28), a Prefeitura de Olinda, por meio da Operação Inverno 2025, intensificou os esforços para prevenir possíveis transtornos causados pelas chuvas intensas. Equipes da Secretaria de Gestão Urbana realizaram um mutirão de limpeza e manutenção de canais e galerias em diversas localidades da cidade.

O trabalho começou com a remoção de baronesas e a limpeza dos Canais da Malária e Bultrins/Fragoso, priorizando a macrodrenagem para garantir o escoamento adequado da água.

Na Estrada do Passarinho, os serviços se concentraram na desobstrução de canaletas e galerias, facilitando o funcionamento da microdrenagem, como explicou o secretário Executivo de Manutenção Urbana, Manoel Carlos.

José Luiz/Secom Olinda

Além disso, foi realizada uma limpeza nas proximidades da feira de Rio Doce, para liberar o fluxo de água e melhorar a drenagem da área. Por fim, as equipes executaram a microdrenagem na Rua Santa Rosa, no bairro de Ouro Preto, removendo obstruções das galerias para prevenir alagamentos na região.

Essas iniciativas visam minimizar o risco de alagamentos, assegurando uma melhor qualidade de vida e mais segurança para os moradores de Olinda.

José Luiz/Secom Olinda
José Luiz/Secom Olinda

Sobre a Operação Inverno 2025

A Operação Inverno 2025 é uma ação planejada pela Prefeitura de Olinda para mitigar os impactos das chuvas no município. Desde janeiro, equipes das secretarias de Gestão Urbana e Defesa Civil têm atuado em diversas frentes, realizando manutenções e obras de prevenção para evitar danos provocados pelas chuvas intensas.

A operação engloba atividades como limpeza de canais, desobstrução de galerias e drenagem de áreas críticas, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas. A Defesa Civil foca em regiões de risco, como as áreas de morro, enquanto a Gestão Urbana realiza o trabalho de limpeza de entulhos e manutenção da infraestrutura urbana.

O intuito é garantir que Olinda esteja preparada para enfrentar a temporada de chuvas com o mínimo de transtornos possível, protegendo a população e oferecendo mais segurança para todos.

Notícia rápida

Categorias