Publicado por: Secom, em: 27/02/18 às 15:12Operação Inverno de Olinda conta com orientações do Corpo de Bombeiros
Profissionais estão sendo capacitados quanto à segurança e utilização correta de equipamentos
Por Marcílio Albuquerque
A Defesa Civil de Olinda deu início ao plano de capacitação dos agentes para a Operação Inverno 2018. Nesta terça-feira (27.02), cerca de 40 profissionais do município participaram de uma troca de experiências com profissionais do Corpo de Bombeiros Militar. O conteúdo traz as técnicas para a aplicação de lonas plásticas, bastante utilizadas como prevenção nas áreas de morro, sobretudo no período chuvoso. A qualificação, que deve ocorrer em outras etapas, inclui também medidas emergenciais, ações de socorro direto e de contenção de vulnerabilidades.
O encontro ocorreu no Teatro do Bonsucesso, no bairro de mesmo nome, e foi coordenado pelo gerente de planejamento da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), major Pablo Felipe. Segundo ele, o alinhamento de procedimentos é essencial para a execução de um trabalho satisfatório para toda a população. “Faz-se necessário não apenas o funcionamento correto dos equipamentos, mas também o conhecimento das normas de segurança. Às vezes, a sobrevivência é algo que depende dos mais preparados”, ressaltou.
A capacitação também foca na saúde e integridade do agente de Defesa Civil, assinalando a necessidade de uma boa alimentação e a utilização cotidiana de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Conforme o secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, Cristiano Arruda, as instruções são sempre bem-vindas. “É algo que tem o reflexo direto nas ruas, em momentos de calamidade, e com um bom serviço prestado o ano todo para os que mais precisam”, explicou.