Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 11/02/21 às 6:54Projeto Político Pedagógico nas Trilhas do Ensino Híbrido: escolas municipais de Olinda apresentam seus projetos
Diversas iniciativas merecem destaque e estão sendo desenvolvidas
Por Pattricia Viviane
Os resultados do Curso Ensino Híbrido na Prática, oferecido pela Secretaria Executiva de Programas e Políticas Educacionais em parceria com a Sincroniza Educação, já estão sendo postos em prática pela Prefeitura de Olinda.
A equipe gestora da Escola Municipal Professor Hélio Ferreira Maia, por exemplo, localizada nos Bultrins, iniciou a primeira reunião de escuta e acolhimento das famílias dos estudantes da Educação Infantil Grupo V e VI e estudantes dos 1 e 2 Anos do Ensino Fundamental. As reuniões foram divididas por turmas para evitar aglomerações e seguem o calendário encerrando com equipes docentes.
Para a equipe de gestão o momento se constitui de muita relevância para a reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) , uma vez que o mesmo instrumentaliza ações dos segmentos da comunidade escolar.
Durante as reuniões foram apresentados também os projetos que farão parte das ações do PPP como o Projeto: *Ler Aqui, ler acolá* que objetiva fomentar o gosto pela leitura e envolver a família a criar práticas de leitura com a criança, estreitando laços e fortalecendo os vínculos.
“O projeto além de oferecer o universo literário para as crianças, oportuniza momentos de interação entre a família” , pontuou a coordenadora pedagógica, Dayse Santos Mesquita
Outro projeto apresentado na Escola Prof. Hélio Maia foi o *Mão na Terra* que busca promover o plantio de horta suspensa e estimular o consumo de frutas, conhecendo um pouco mais o sobre a variedade de alimentos consumidos e conscientizá-los quanto a importância de uma boa alimentação, além de fortalecer a interação entre escola, família e comunidade.
Na ocasião, as famílias presentes receberam sementes e areia adubada como pontapé inicial dos Projetos. Até o dia 18 serão realizadas atividades de sondagens para levantamento dos níveis de aprendizagens dos estudantes, realização da forma de acesso das famílias, levantamento dos estudantes que têm comorbidades, formação dos grupos dos rodízios das turmas, atualização dos grupos (whatsap) afim de realizarmos um planejamento mais personalizado.
Para a volta às aulas presenciais, a partir de março, a Secretaria Municipal de Educação de Olinda prevê através de um sistema de rodízio escalonado, apenas para turmas maiores, do quinto ano ao nono, do Ensino Fundamental. A rede municipal capacitou mais de 1300 professores, gestores escolares, equipe técnica e pedagógica através do Curso Ensino Híbrido na Prática, um retorno gradual às atividades presenciais na perspectiva de instrumentalizar a efetivação do Calendário Escolar/Currículo Prioritário em tempos de pandemia pelo COVID-19.