Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 12/04/21 às 15:04Prefeitura apresenta Plano de Contingência de resposta para emergências em 2021
Planejamento prévio permite que a população seja atendida com mais agilidade e eficiência
Por Marcos Oliveira
A Prefeitura de Olinda apresentou, nesta segunda-feira (12.04), o Plano de Contingência para o ano de 2021, com todas as ações, recursos e procedimentos de respostas às situações de emergência em áreas de morros, planas e alagáveis, além dos trabalhos preventivos. O planejamento realizado pela Defesa Civil indica a responsabilidade e atribuição de todos os órgãos parceiros nas situações emergenciais para que as respostas sejam facilitadas e os recursos aplicados com a maior eficiência possível. O prefeito, Professor Lupércio, coordena todo planejamento.
O planejamento apresentado mostra que as ações de resposta são divididas em três fases: pré-desastre, desastre e desmobilização da operação. Em cenários de ocorrências resultantes da chuva, como deslizamentos, a primeira fase é realizada a partir do monitoramento pluviométrico e alertas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Esses alertas são enviados pela Defesa Civil utilizando todos os canais de comunicação da Prefeitura. A essa altura já é possível providenciar a retirada de famílias das áreas vulneráveis para preservação de vidas.
Na etapa seguinte, quando a ocorrência está em curso, a Secretaria Executiva de Defesa Civil disponibiliza seus próprios recursos – humanos e materiais nas situações de pequeno e médio porte. Nos problemas mais graves, o plano prevê a articulação com órgãos parceiros e superiores, tanto em nível estadual como federal.
O secretário executivo da Defesa Civil, Manoel Cunha, reforçou que as ações da operação inverno seguem intensificadas e estão sendo realizadas desde janeiro. “Já instalamos 100.000 m2 de lonas em barreiras. A nossa previsão é de colocar os no total 400.000 m2 até o fim de junho”, afirmou, antes de explicar: “A intensidade da chuva começa a aumentar a partir do mês de março, tendo como pico o mês de junho.”
Além desse trabalho, as equipes da secretaria também fazem a manutenção da vegetação com roçagem, poda de árvores e trabalho de conscientização da população.
Cunha afirmou também que Olinda tem 52,08% de suas famílias residindo em áreas de morro, que correspondem a 49,89% da área territorial do município.
Em caso de emergência e orientações durante as chuvas, os moradores dos morros podem acionar a Defesa Civil de Olinda pelos telefones: 0800.281.2112