Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Oficialização do acordo aconteceu na manhã desta quinta-feira (27)

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda e a Uninassau fecharam, na manhã desta quinta-feira (27), uma parceria para a execução de ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher, promoção da saúde e formação acadêmica. A assinatura do termo aconteceu na unidade da Universidade localizada no Shopping Patteo.

Dentre outras ações, a parceria vai promover o atendimento psicoterapêutico para familiares de mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), atendimento odontológico para mulheres atendidas pelo CEAM e seus familiares, desde que vinculados ao acompanhamento na clínica de psicologia da Uninassau Olinda.

Além disso, está previsto um projeto de extensão “Movimento de Apoio Emocional – MAE” “para mães de filhos atípicos, com atendimentos em diversas áreas da saúde; disponibilização de campo de estágio para observação acadêmica para as disciplinas de Estágio Supervisionado Básico em psicologia I e II; e formação para atuação no Programa “Maria da Penha Vai à Escola”, voltada a alunos de graduação e professores.

“Uma das iniciativas é a formação de estudantes de cursos de pedagogia, psicologia e direito para atuarem como voluntários e voluntárias no projeto Maria da Penha Vai à Escola. Uma outra iniciativa também é a disponibilização de vagas para atendimento a familiares de mulheres vítimas de violência que estejam precisando desse tipo de acompanhamento, bem como também atendimento odontológico, tanto para as mulheres que estão sendo acompanhadas pela clínica. Bem como também acolhimento e orientação nutricional e também psicológica para mães de filhos atípicos. Esses são alguns exemplos das iniciativas que estão sendo implementadas em conjunto com a Uninassau a partir desse termo de parceria”, explicou a secretária da Mulher de Olinda, Ana Selma.

Desse modo, a Secretaria da Mulher terá as funções de encaminhar atendidos pelo CEAM à Uninassau, emitir documentação necessária para atendimentos, coordenar a formação do programa Maria da Penha vai à escola e emitir certificados para os participantes. Ainda, está previsto o acompanhamento e monitoramento dos pontos previstos no termo.

Já a Uninassau deve disponibilizar dez vagas para atendimento/acompanhamento psicoterapêutico a familiares de mulheres atendidas pelo CEAM, incluindo crianças e adolescentes a partir de 8 anos;
disponibilizar dez vagas para atendimento odontológico, vinculadas ao acompanhamento na Clínica de Psicologia da UNINASSAU OLINDA; e disponibilizar 20 vagas para atendimento no Projeto de extensão “Movimento de Apoio Emocional – MAE”, contemplando as clínicas de psicologia, odontologia, nutrição e outras áreas. Ainda, a Universidade fornecerá espaço físico e material gráfico para as aulas do Programa “Maria da Penha Vai à Escola”.

Notícia rápida

Categorias