Notícias

Prefeitura de Olinda capacita jovens para atuação no Programa Criança Feliz

Atividade foi concluída no domingo (23)

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 24/10/22 às 17:24

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, fechou uma parceria com o Governo do Estado de Pernambuco para capacitar mais de 40 estagiários nas áreas de psicologia, pedagogia e assistência social. Os concluintes irão atuar como visitadores do Programa Criança Feliz. A capacitação ocorreu entre os dias 18 e 23 de outubro.

Essa equipe é composta por estagiário contratados através de convênio com o Instituto de Estágio – CIEE. Uma seleção simplificada para a contratação de uma equipe técnica de coordenação e supervisores do programa já foi realizada. A formação cumpre todos os protocolos federais que instrumentaliza as equipes para a execução do projeto, que tem objetivo de subsidiar aos visitadores em diversas áreas para melhor encaminhamentos das famílias.

A primeira parte da turma, com 25 estagiários, esteve reunida para capacitação que aconteceu na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em Varadouro. Depois da capacitação, os estagiários participaram de uma prova para a validação. A formação teve 100% de aprovação e os futuros visitadores receberão certificados validados pelo Governo Federal.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, até o final deste mês, a segunda turma de estagiários, restante, que serão visitadores, entrará em sala de aula para a última formação e realização de prova.

“Acreditamos que juntos somos capazes de melhorar a qualidade de vida destas crianças de 0 a 6 anos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Paulo Roberto Souza Silva, destacando a importância deste trabalho intersetorial.

Programa Criança Feliz é uma ferramenta importante para que famílias com gestantes e crianças recebam meios para promover seu desenvolvimento integral. A iniciativa surge como uma importante ferramenta e trata-se de uma estratégia alinhada à Primeira Infância, que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil.

“A principal ação do Criança Feliz é a realização das visitas domiciliares às famílias participantes inseridas no cadastro único, desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços, favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade”, finalizou o secretário.

Pular para o conteúdo