Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Aneida Santana era servidora municipal desde a década de 80, sendo fundadora do Arquivo Público de Olinda

Compartilhe:

Ouvir a matéria clicar no player

0:00

A Prefeitura de Olinda, sob a gestão da prefeita Mirella Almeida, decreta luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira (31), pela morte da servidora efetiva Aneide Santana, aos 70 anos. Aneide faleceu durante o sono, na madrugada deste domingo (30).

Com mais de quatro décadas de dedicação ao serviço público, Aneide foi uma figura emblemática na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. Historiadora e arquivista, ela fundou e foi guardiã do Arquivo Público Municipal Antonino Guimarães, um dos mais antigos entre as cidades reconhecidas como Patrimônio Mundial.

Aneide teve um papel essencial na candidatura de Olinda ao título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1982, e na elaboração do Foral de Olinda, reconhecido como Memória do Mundo pela UNESCO. Também foi uma das fundadoras do Núcleo de Educação Patrimonial de Olinda (NEPO).

A prefeita Mirella Almeida lamentou a perda: “Aneide Santana foi uma mulher extraordinária. Sua memória viverá em cada rua, cada documento e cada história que ela ajudou a preservar. Perdemos uma guardiã do nosso patrimônio, mas seu legado permanecerá eterno. Que Deus a acolha em paz, reconhecendo o bem que ela espalhou.”

O velório da servidora começou neste domingo, no auditório do Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura de Olinda, com as portas abertas até as 21h. Nesta segunda-feira (31), o velório será retomado das 6h às 12h. O sepultamento será realizado às 14h, no Cemitério da Várzea, no Recife.

Aneide deixa o companheiro Alexandre Alves Dias, a filha Domitila Santana Cordeiro dos Santos e sua netinha, Bia. Durante o período de luto, as bandeiras serão hasteadas a meio mastro em todas as repartições públicas municipais. A Prefeitura convida a população a prestar homenagens e refletir sobre a importância do trabalho de Aneide na construção de uma Olinda rica culturalmente e consciente de sua história.

Notícia rápida

Categorias