Ouvir a matéria clicar no player
Mais agilidade para quem quer empreender em Olinda. Com este objetivo, a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) se reuniram na última semana, com a missão de definir estratégias para desburocratizar processos aos futuros empresários. Dois dos principais pontos em questão foram as renovações de alvarás e as aquisições.
“Importante destacar, também, que os benefícios não são focados apenas nas novas empresas. A reunião discutiu como os empreendedores já instalados podem resolver as partes mais burocráticas com menos tempo, como licenciamento. A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano representou a Prefeitura de Olinda em parceria com a CDL”, comentou Guilherme Cabral, secretário da pasta do município.
PONTOS DEFINIDOS
Prefeitura de Olinda e CDL definiram a limitação do gabarito para a construção civil em determinadas áreas da cidade. Além disso, há restrições por conta do Sítio Histórico, impedindo construções de edifícios mais altos na beira-mar do Carmo até Casa Caiada.
“Entendemos que, pelas características de Olinda como Patrimônio da Humanidade, exista uma legislação para proteção. Mas vamos propor alterações que favoreçam, por exemplo, obras na beira-mar, onde inúmeras casas antigas estão virando ruínas porque as empresas imobiliárias não podem construir ali”, disse o presidente da CDL-Olinda, José Ramos Andrade.