Ouvir a matéria clicar no player
Por: Juliana Nascimento
Sabores, músicas e muita animação marcaram o primeiro dia da 2ª Edição do Festival da Tapioca em Olinda. Nesta sexta-feira (02.11) o evento começou com uma mesa redonda no Coreto, na Praça do Carmo, sobre a cadeia produtiva da mandioca. Após a palestra, foi firmada uma parceira entre os municípios de Olinda e Feira Nova, na Zona da Mata, para que toda goma da massa da iguaria da cidade Patrimônio seja comercializada para Feira Nova.
Participaram da mesa redonda representantes do Sebrae, da Cooperativa dos Produtores da Farinha de Mandioca e seus Derivados do Município de Feira Nova( Coopffen), ONGs de Alimentação Saudável, o presidente do Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA) Alberto Rocha, o secretário de Agricultura de Feira Nova, Joel Pascoal e o secretário de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, João Luiz.
“Estamos com expectativa positiva nessa segunda edição. As tapioqueiras e a população precisavam de um evento como esse. Nesse primeiro dia de Festival já temos público grande e isso gera renda para o município. Por isso, já é projeto manter esse Festival todos os anos em Olinda. Já está implantando na Lei Municipal” , ressaltou Secretário.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio compareceu na abertura do Festival com o vice, Márcio Botelho. “Vim prestigiar este evento tão importante para cultura, turismo e economia para nossa cidade. Convido a todos para vim conferir de perto o Festival”.
Participando do Festival no segundo ano consecutivo, a tapioqueira Thaís Eduarda que herdou a profissão da mãe, a qual tem uma barraca no Alto da Sé, está satisfeita com as vendas, “Estamos adorando trabalhar aqui, a tapioca de doce que mais sai é a cartola, já a salgada, as mais procuradas são de camarão e frango”, comentou.
A programação do Festival da Tapioca conta com dois polos, um na Praça do Carmo e outro no Alto da Sé, além de apresentações culturais e parque infantil. “Trouxe minha neta de dois anos para cá. Primeira vez que vim e estamos gostando demais “, destacou a professora Najá Tomé.
Este ano, a expectativa da Prefeitura de Olinda é desbancar o recorde de tapiocas vendidas do ano passsado, que foi de 60mil produtos comercializados. A programação continua neste sábado (03.11) e segue até domingo (04.11) iniciando sempre às 16h.