Publicado por: Analu Pereira, em: 14/10/22 às 12:18Prefeitura de Olinda monta esquema de segurança para o fim de semana no Sítio Histórico e Orla Marítima
As ações serão de fiscalização, ordenamento e fluxo de veículos na cidade alta
A Secretaria de Segurança Cidadã, juntamente com a Executiva de Controle Urbano e a de Mobilidade Urbana, reforçam o esquema de segurança com a Operação Orla Segura e o ordenamento para este fim de semana na Orla e no Sítio Histórico. Na programação da cidade alta, haverá ensaios de blocos e troças carnavalescas para visitantes e moradores.
No sábado (16.10) e domingo (17.10), a partir das 10h, a Operação Orla Segura vai percorrer desde a Praia dos Milagres até a Praia da Santa, em Rio Doce. “Durante o percurso, seis guarnições táticas irão garantir a segurança de populares na orla marítima e paradas de ônibus. O trabalho essencial é fiscalizar a utilização irregular do calçadão por ciclistas e pedestres, estacionamento irregular de vagas destinadas à idosos e portadores de necessidades especiais, além de utilização de fogareiros para cocção de alimentos”, reforça o secretário de Segurança Cidadã, Cel Pereira Neto, que deve concluir a ação às 18h nos dois dias.
No domingo de manhã, os agentes de Controle Urbano vão atuar no último dia de festejos pelos 30 anos do Santuário da Mãe Rainha, em Ouro Preto. À tarde, a operação Sítio Seguro percorre as ladeiras do Sítio Histórico para monitorar as atividades de ambulantes. Eles vão atuar no ordenamento do comércio, realizando a troca de vasilhames de vidro por recipientes de plástico. Em novembro será iniciado um cadastramento prévio das pessoas que comercializam comidas e bebidas durante as festas culturais. Um agente da secretaria, com uma motocicleta, vai auxiliar no disciplinamento do comércio de forma itinerante.
Já a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vai montar, aos domingos, sempre das 15h às 20h, um esquema de controle de acesso de veículos na Avenida Liberdade, Rua do Bonfim, no acesso das ladeiras da Sé e Misericórdia, além da Rua 27 de Janeiro. Para isso, é recomendado que moradores apresentem um comprovante de residência para ter acesso livre a essas vias.