Ouvir a matéria clicar no player
Para que o Carnaval de Olinda seja cada vez mais sucesso, é fundamental o apoio dos patrocinadores da festa. Em contrapartida, é importante que os ambulantes cadastrados que trabalham durante a folia comercializem os produtos das marcas que estampam a principal festa do planeta.
Assim sendo, a Prefeitura de Olinda reforça que, no Carnaval, os produtos de Amstel, Coca-Cola, Cheetos, Pitu, Fireball e Schweppes. Importante destacar que Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, Preserve/ Liserve e Esportes da Sorte.
Equipes compostas por fiscais e agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Secretaria de Patrimônio e Cultura, Policiais Militares e Guardas Municipais circularão pelos polos de folia, garantindo o cumprimento das normas e disciplinando o comércio ambulante durante o Carnaval.
AMBULANTES CADASTRADOS
Na semana passada, mais precisamente entre os dias 17 e 20 de fevereiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano realizou cadastramento para de mil empreendedores que vão trabalhar no Carnaval. Ainda no evento, os presentes receberam orientações sobre como agir e as possíveis penas para quem não cumprir as regras.
O Controle Urbano contará com 18 pontos de controle de acesso, onde serão realizadas as trocas de vasilhames de vidro por plástico, garantindo a segurança dos foliões e a organização do comércio ambulante.
Pontos de Troca:
Focca – Faculdade de Olinda;
Casbah (Rua 27 de Janeiro, 7 – Carmo);
Ladeira da Sé;
Travessa do Bonfim;
Travessa da Prudente de Moraes;
Quatro Cantos;
Rua do Amparo;
Rua da Boa Hora;
Praça Laura Nigro;
Rua Henrique Dias;
Rua Sete de Setembro;
Rua 27 de Janeiro;
Rua 15 de Novembro;
Rua 10 de Novembro;
Sítio de Seu Reis (Dois pontos);
Portão principal da Praça do Carmo;
Portão lateral da Praça do Carmo.
Além disso, equipes volantes compostas por fiscais e agentes da SEMAPU e SEPACTUR, Policiais Militares e Guardas Municipais circularão pelos polos de folia, garantindo o cumprimento das normas e disciplinando o comércio ambulante durante o Carnaval.
Fiscalização
Garantir o cumprimento da Lei do Carnaval, Plano 2025 e normativas vigentes. Ações incluem bloqueios fixos para controle de acesso e substituição de garrafas de vidro, monitoramento de ambulantes e circulação, e equipes volantes da SEMAPU/SEPAC, CIATUR e Guarda Municipal. Áreas fiscalizadas: Comércio permanente e eventual, eventos/festas, depósitos irregulares, denúncias de som alto, uso de fogareiros, cumprimento de patrocínios e trios elétricos. Verificações de segurança envolvem Alvará de Vigilância Sanitária, Laudo da Defesa Civil, ART para instalações e Atestado do Corpo de Bombeiros.