Notícias

Prefeitura inaugura espaço de convivência em Cidade Tabajara e homenageia Mestre Salustiano

O espaço faz homenagem ao Mestre Salustiano e concilia, lazer, prática de esportes, plantio de árvores aliado ao desenvolvimento econômico, com a manutenção da feira livre no local

Publicado por: Redação da Secom, em: 02/03/22 às 11:15

Um antigo pedido dos moradores da Cidade Tabajara está se tornando realidade. A Prefeitura de Olinda está entregando um novo espaço de convivência na entrada do bairro. O equipamento público terá o nome de Mestre Salustiano. A obra traz mais qualidade de vida e opção de lazer para a população local. A inauguração acontece nesta quinta-feira (03), a partir das 16h, e contará com a presença de familiares do mestre. 

O projeto harmonizou lazer, prática de esportes, plantio de árvores aliado ao desenvolvimento econômico, com a manutenção da feira livre no local, onde também serão construídos dois quiosques e um espaço destinado aos mototaxistas do bairro. 

No local, foram aplicados pisos intertravados, novas placas de drenagem, plantio de três Ipês e sete Algodoeiro, instalação de bancos, mesas com jogos, dois quiosques para venda de produtos naturais e também uma área de ginástica para abdominal e barra. 

A obra traz mais qualidade de vida e opção de lazer para a população local. Foto: Sandro Barros / PMO

Mestre Salustiano

Filho de Maria Tertunila da Conceição e João Salustiano, Manoel Salustiano Soares ou simplesmente Mestre Salustiano nasceu em Aliança, na Mata Norte de Pernambuco, onde aos sete anos começou a brincar de Cavalo Marinho. Aprendeu a tocar rabeca com o seu pai. Ao longo de sua trajetória de vida brincou de maracatu, ciranda, coco, forró, mamulengo e improviso de viola.

Em 1965 começou a morar em Cidade Tabajara, Olinda, mesmo ano em que começou a tocar rabeca profissionalmente, aprendida pelas mãos do pai e professor. Trabalhou na Prefeitura de Olinda, foi Idealizador e coordenador da Casa da Rabeca do Brasil. Por quase 20 anos participou, na condição de fundador, da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Recebeu o título de reconhecido saber em 1990, concedido pelo Conselho Estadual de Cultura, e o título de doutor honoris causa pela UFPE.

Foto: Geyson Magno/divulgação

Também foi agraciado com o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, em 2001, pela Presidência da República. Levou a nossa cultura para todos os estados brasileiros e outros países, como Bolívia, Cuba, França e Estados Unidos.

SERVIÇO – Prefeitura inaugura espaço de convivência em Cidade Tabajara e homenageia Mestre Salustiano

Data: 03.03.22

Local: Cidade Tabajara

Endereço: Avenida Tabajara

Horário: 16h

Pular para o conteúdo