Publicado por: Redação Secom, em: 13/10/22 às 10:31Prefeitura regulamenta ensaios e cortejos no Sítio Histórico de Olinda
Os grupos precisam realizar o pedido via cadastro eletrônico com até 15 dias de antecedência
A Prefeitura de Olinda lança cadastro, através de um com o objetivo de organizar os cortejos e locais de ensaios abertos no período que antecede as prévias carnavalescas no Sítio Histórico da cidade. Os blocos, maracatus, troças, grupos percussivos e escolas de samba, que desfilam nas ladeiras ou utilizam espaços públicos para seus ensaios, precisam formalizar o pedido, com até 15 dias de antecedência da data da ação.
O trabalho coordenado pela Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo (Sepactur) visa acelerar a comunicação com todos os órgãos públicos envolvidos na segurança, trânsito, saúde, direitos humanos e controle do uso do solo. Sendo assim, quando uma iniciativa cultural realizar o preenchimento no formulário, solicitando um local público para ensaio ou a realização de um cortejo na cidade histórica, todas as secretarias envolvidas receberão em tempo real a mesma solicitação.
Dessa forma, a Prefeitura irá otimizar o ordenamento e organização da cidade, sendo mais assertivo, no planejamento do Sítio Histórico para população, turistas e visitantes. Garantindo também respaldo público as agremiações que ensaiam e realizam cortejos na área histórica de Olinda.
Receberão as solicitações das agremiações em tempo real, a Polícia Militar, as secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município.
Os produtores e responsáveis pelos grupos podem realizar a solicitação de todas as datas, até o ciclo oficial do Carnaval, havendo duas ou mais solicitações do mesmo local ou mesmo horário, a Sepactur irá intermediar o ordenamento junto aos responsáveis dos grupos.
Acesse aqui o formulário: