Notícias

Principais acontecimentos na Educação de Olinda e seus desafios em 2021

Apoio aos estudantes e quadro técnico foi fundamental durante o ano

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 28/12/20 às 13:00

Por Pattrícia Viviane

Um ano desafiador para a Secretaria Municipal de Educação de Olinda, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Diante do cenário, o secretário da pasta, Paulo Roberto Souza Silva, faz uma avaliação do ano, destacando os principais desafios, tendo em vista que em boa parte do ano as aulas foram online.

O gestor falou do trabalho realizado para que os estudantes não ficassem sem aulas. “Em 2020, por causa da Covid-19, a secretaria Municipal de Educação de Olinda ficou desde o dia 18 de março de 2020 com a suspensão das aulas presenciais. Oferecendo por meio de plataformas digitais, um ambiente virtual de aprendizagem e conteúdos para sua rede de ensino”, disse.

“Em 2020, três plataformas entraram no ar e a integração da Gestão Escolar da rede foi o principal combustível,” afirmou o secretário. Foram trilhas pedagógicas, milhares de vídeo-chamadas, reuniões on-line, lives, formações técnicas digitais a favor da Educação visando o fortalecimento e adesão de todas as escolas.

E assim, professores, diretores e técnicos realizaram conferências e diversos grupos de WhatsApp que chegaram aos pais todos os dias.

“O resultado é gratificante, as atividades foram encaminhadas para comunidade escolar a fim de poder orientar a realizá-las em casa, mantendo o vínculo com a escola e o hábito do estudo diário”, explicou o secretário.

Segundo ele, a Secretária Municipal de Olinda, através do esforço constante da Secretaria Executiva de Programa e Políticas Educacionais, trabalhou para não deixar ninguém de fora. “Os desafios foram além da sala de aula. O Atendimento Educacional Especializado Remoto não ficou de fora e foi avaliado de acordo a cada situação dos estudantes e suas famílias. Durante a pandemia, o Departamento de Inclusão fez planejamento e para propor atividades dentro de acordos com as possibilidades do momento. As ações foram diversificadas, desde uma ligação telefônica, escuta do responsável, orientações de mensagens pelo WhatsApp, envios de vídeos e jogos educativos”, pontuou.

Se na questão pedagógica ninguém mediu esforço, o mesmo aconteceu nas secretarias executivas de Gestão Escolar e de Esportes.  O Departamento de Alimentação Escolar realizou a entrega de mais de 10 toneladas de alimentos aos estudantes da rede de ensino. As unidades de ensino, mesmo fechadas, tiveram apoio da Gerência de Manutenção, além do Programa Educação em Cores que revitalizou os muros de mais de 10 escolas. Também da gestão do Professor Lupércio, no período de pandemia, a equipe da Secretaria de Esportes deu aulas online de exercícios funcionais, dicas de alimentação e montou uma série de atividades para os alunos, todas monitoradas.

Para 2021, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação pretende avançar ainda na gestão participativa e na metodologia para o planejamento para o ensino híbrido e remoto, na execução e controle das despesas com a educação, promovendo o maior gerenciamento e transparência das ações e resultados alcançados reforçando sempre a temática: “Olinda Patrimônio que Educa”.

 

Pular para o conteúdo