Ouvir a matéria clicar no player
A Secretaria de Saúde de Olinda lançou, nesta sexta-feira (15.03), a Linha de Cuidado da Criança Exposta à Sífilis e com Sífilis Congênita. O objetivo da iniciativa, coordenada por um comitê de enfrentamento, é ampliar as estratégias contra a doença. Profissionais de diversos setores discutiram sobre metas relativas ao tema. O encontro, realizado no auditório da Uninassau, no Shopping Patteo, reuniu cerca de 150 pessoas da área e dirigentes da Maternidade do Hospital Tricentenário.
O evento também serviu para apresentação dos resultados alcançados no controle da doença em 2018, definição de incrementos no trabalho e a projeção de metas para o ano em curso. Estratégias para prevenção combinada para IST, HIV-AIDS com foco na Sífilis e Hepatites B e C também entraram na lista de discussões.
O público presente foi constituído por pediatras, neonatologistas, ginecologistas, dentistas, enfermeiros, médicos de outras especialidades e outros trabalhadores de saúde.
As abordagens foram apresentadas pela apoiadora do Ministério da Saúde, Adriana Johnson; a coordenadora da Saúde da Mulher no município, Cleonúsia Vasconcelos; a gerente Vigilância Epidemiológica, Priscila Lelis; a coordenadora de IST-AIDS, Fátima Vieira; a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Raquel Braga e a pediatra Alessandra Fam. A secretária de Saúde, Emília Gonzalez, e a secretária executiva de Saúde, Zelma Pessôa, coordenaram as ações.