Publicado por: Alice Mafra, em: 11/12/24 às 10:34Profissionais de Saúde de Olinda participam de capacitação sobre cuidados com pessoas com TEA
A primeira turma finalizou as atividades nesta terça-feira (10)
A Prefeitura de Olinda, em parceria com o Governo do Estado, concluiu mais uma etapa do curso “O Cuidado Multiprofissional no Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, destinado a 80 profissionais da rede municipal de Atenção Básica, Especializada e Saúde Mental. A capacitação, realizada na Uninovo, em Bairro Novo, é promovida pela 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª Geres) e Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).
A primeira turma finalizou as atividades nesta terça-feira (10), com uma programação que incluiu aulas teóricas e dinâmicas conduzidas pela sanitarista e psicóloga Tassia Mayra. A diretora de Atenção Básica de Olinda, Alessandra Accioli, representou a secretária de Saúde, Ana Cláudia Callou, durante o encerramento.
“Essa capacitação é fruto de uma importante parceria que fortalece o cuidado multiprofissional e a construção de protocolos voltados às pessoas com deficiência, especialmente no contexto do TEA. É um avanço significativo para a rede de saúde do município”, destacou Alessandra Accioli.
A instrutora Tassia Mayra enfatizou a importância de um trabalho integrado: “Dado o nível de complexidade do cuidado a pessoas com TEA, é fundamental que esse processo seja interdisciplinar e intersetorial. O curso buscou promover uma visão compartilhada e fortalecer a assistência às famílias.”
O curso foi bem avaliado pelos participantes, que destacaram os benefícios da formação para a prática profissional. Para Andreia Ribeiro, enfermeira da Atenção Básica de Ouro Preto, o treinamento “fortaleceu a compreensão do diagnóstico precoce e aprimorou a qualidade do atendimento, promovendo uma maior integração entre profissionais e familiares.”
Fabiane Pereira, psicóloga do CAPS Infantil, destacou a relevância do conteúdo. “Foi um curso rico em aprendizado e extremamente valioso para o nosso trabalho.” A enfermeira Maria Patrícia, gerente do CAPS Infanto-Juvenil Valério Maciel Leitão, acrescentou: “A capacitação trouxe novas perspectivas, promovendo a união entre os profissionais e levantando temas importantes para a melhoria da saúde mental em Olinda.”
A segunda turma de profissionais concluirá o curso na próxima quinta-feira (12), reforçando o compromisso da Prefeitura de Olinda com a formação continuada e a qualificação dos serviços de saúde.