Estudantes do projeto Kanteatro participaram de curta-metragem gravado na Praia de Zé Pequeno
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19 de junho de 2019
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A cada cena uma história, a cada corte da claquete novos caminhos. Cinco estudantes da Escola Sagrado Coração de Jesus, primeira unidade de tempo integral de Olinda, estrelaram o curta-metragem “Silvas”, filmado na tradicional praia de Zé Pequeno. O material foi idealizado e produzido por Poesia no Frame, com a coordenação de Mateus Hameh, Gabriel Hameh e Danilo Rocha. Os alunos selecionados fazem parte do projeto Kanteatro, criado pela professora e vice-gestora da escola, Maria Mazarelo Rodrigues
O filme foi protagonizado por Maiara Correia (12), Angel Robert (13), Matheus Leonardo Rocha (11), Maria Teresa Souza (09) e João Vitor Castro (12) durante três dias em janeiro de 2019. Toda história se passa na orla olindense e nos remete a cenas do cotidiano de cinco crianças do subúrbio que vão brincar na praia. Ação e drama que retratam a realidade de muitas crianças no Brasil. Simples, singelo e emocionante.
Maiara Correia, atriz do projeto Kanteatro, relata sua experiência em participar da produção audiovisual. “Eu me sinto grata em ter participado desse filme, agradeço também aos professores, nenhuma escola me proporcionou oportunidades como esta. O projeto Kanteatro me ajudou demais e hoje me sinto empoderada, aceitei o meu cabelo, a cor da minha pele e utilizo o teatro para combater o racismo”, completa a estudante do 7º ano.
o curta-metragem “Silvas”, filmado na tradicional praia de Zé Pequeno – Foto: Arquimedes Santos / PMO
Kan é uma palavra do yorubá nigeriano e significa “primeiro de muitos”. Em sua aplicação prática, “Primeiros de Muitos Teatros para Combater o Racismo”, assim afirma a idealizadora do projeto, professora Mazarelo, como é conhecida. No ano passado o projeto contemplou 50 estudantes na produção e montagem de peças teatrais dentro da escola.
O objetivo é contribuir para a superação do racismo na escola, envolvendo pesquisa sobre a cultura Afro-Brasileira. Todas as peças de teatro são criadas com base em textos adaptados de lendas e contos africanos. Mais de 200 alunos da rede municipal já foram contemplados pelo trabalho. Como culminância do projeto, é realizado um festival de teatro na escola, que já está na sua 5.ª edição.
A professora Mazarelo estimula a criação de projetos como este na rede municipal de ensino por contribuir na elevação da autoestima, protagonismo e no exercício da cidadania, além de construir uma memória positiva sobre o povo africano e o legado deixado por eles no Brasil.
“A importância deste projeto para o município de Olinda transparece na participação dos alunos e nos resultados no processo de ensino e aprendizagem. Além do estímulo à construção de uma memória positiva sobre o povo africano e o legado deixado por eles no Brasil”. A vice gestora também destaca a elevação da autoestima dos estudantes contemplados.
“A elevação da autoestima de nossos alunos, o empoderamento, o exercício da cidadania são pontos que são evidenciados nas práticas de convivência na escola por meio da consciência de que o racismo é violento e segregador”, finaliza.
This mode enables people with epilepsy to use the website safely by eliminating the risk of seizures that result from flashing or blinking animations and risky color combinations.
Modo para deficientes visuais
Melhora o visual do site
This mode adjusts the website for the convenience of users with visual impairments such as Degrading Eyesight, Tunnel Vision, Cataract, Glaucoma, and others.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em conteúdo específico
This mode provides different assistive options to help users with cognitive impairments such as Dyslexia, Autism, CVA, and others, to focus on the essential elements of the website more easily.
Modo amigável para TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
This mode helps users with ADHD and Neurodevelopmental disorders to read, browse, and focus on the main website elements more easily while significantly reducing distractions.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
This mode configures the website to be compatible with screen-readers such as JAWS, NVDA, VoiceOver, and TalkBack. A screen-reader is software for blind users that is installed on a computer and smartphone, and websites must be compatible with it.
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www.olinda.pe.gov.br
16 de May de 2025
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a internet deve estar disponível e acessível a qualquer pessoa e estamos comprometidos em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente das circunstâncias e habilidades.
Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 (WCAG 2.1) do World Wide Web Consortium (W3C) no nível AA. Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível a pessoas com uma ampla gama de deficiências. Obedecer a essas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível a todas as pessoas: pessoas cegas, pessoas com deficiências motoras, deficiência visual, deficiências cognitivas e muito mais.
Este site utiliza várias tecnologias que visam torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências específicas ajustem a UI (interface do usuário) do site e o projetem de acordo com suas necessidades pessoais.
Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que roda em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções de teclado usadas por indivíduos com deficiências motoras.
Se você encontrou um mau funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvi-lo. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte e-mail
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos que visitam com leitores de tela sejam capazes de ler, compreender e aproveitar as funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o Perfil do Leitor de Tela para que possa navegar e operar seu site de forma eficaz. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, juntamente com capturas de tela do console de exemplos de código:
Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo ao atualizar o site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições para ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elementos como botões, menus, diálogos modais (pop-ups) e outros. Além disso, o processo em segundo plano verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição precisa e significativa baseada no reconhecimento de objetos de imagem como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens que não são descritas. Ele também extrairá textos que estão incorporados na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt+1 do teclado. Os usuários do leitor de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo Leitor de tela assim que entram no site.
Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
Otimização da navegação pelo teclado: O processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift+Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preenchê-los com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e de pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt+1, ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco se desvie para fora dele.
Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência suportados em nosso site
Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões resultantes de animações piscantes ou intermitentes e combinações de cores arriscadas.
Modo para deficientes visuais: este modo ajusta o site para a conveniência de usuários com deficiências visuais, como visão degradada, visão de túnel, catarata, glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrarem nos elementos essenciais do site com mais facilidade
Modo amigável para TDAH: este modo ajuda usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de Cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Perfil de navegação do teclado (deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift+Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Ajustes adicionais de IU, design e legibilidade
Ajustes de fonte – os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais.
Ajustes de cor – os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cor, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e fundos, com mais de sete opções de coloração diferentes.
Animações – uma pessoa com epilepsia pode parar todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições CSS piscando.
Destaque de conteúdo – os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focados ou pairados.
Silenciamento de áudio – usuários com aparelhos auditivos podem ter dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite que os usuários silenciem o site inteiro instantaneamente.
Transtornos cognitivos – utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipédia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem significados de frases, iniciais, gírias e outros.
Funções adicionais – oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, habilitar um teclado virtual e muitas outras funções.
Compatibilidade do navegador e da tecnologia assistiva
Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla gama de navegadores e tecnologias assistivas possível, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, trabalhamos muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que compreendem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela).
Notas, comentários e feedback
Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades. Ainda pode haver páginas ou seções que não sejam totalmente acessíveis, estejam em processo de se tornarem acessíveis ou não tenham uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso tem como objetivo atingir o nível ideal de acessibilidade, seguindo os avanços tecnológicos. Para qualquer assistência, entre em contato com
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