Publicado por: Alice Mafra, em: 06/01/25 às 13:06Queima da Lapinha encerra os festejos natalinos em Olinda nesta segunda-feira (06.01)
Tradição centenária marca o encerramento dos festejos natalinos em Olinda com cortejo, apresentações culturais e a simbólica queima da Lapinha
Uma das mais antigas manifestações culturais de Olinda, a Queima da Lapinha, acontece nesta segunda-feira, 06 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis. O evento marca o encerramento dos festejos natalinos e é uma tradição que encanta moradores e turistas.
A celebração, realizada pela Mestra Ana Lúcia, patrimônio vivo de Pernambuco, terá início às 20h, com a saída do cortejo da Rua Alto do Sarapião, no bairro do Amaro Branco, seguindo pelas ruas Rua do Meio, Praça Dantas Barreto, Rua do Sol, até o seu destino final, a Praça do Carmo. Durante o trajeto, as crianças que carregam a Lapinha (presépio) serão acompanhadas pelo Pastoril Estrela de Belém, que também faz parte dessa rica tradição cultural da cidade.
Ao chegar na Praça do Carmo, será realizada a tradicional apresentação ao som dos cânticos, seguida pela morte da contra mestra e, por fim, a Lapinha será queimada. Segundo a tradição, o público poderá lançar pequenos pedaços de papel com pedidos, que serão levados para Deus com a fumaça da Lapinha.
O Pastoril Estrela de Belém, com mais de 70 anos de história, será conduzido pela Mestra, que cuida com dedicação da formação do grupo, composto atualmente por mais de 30 meninas dos cordões azul e encarnado.