Publicado por: Secom, em: 20/09/19 às 15:16Redesim de Olinda serve de espelho para cidades da RMR
Ferramenta agiliza formalização de empresas
Representantes de Camaragibe e São Lourenço da Mata estiveram em Olinda para conhecer a sistemática da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Localização de Empresas e Negócios (Redesim) da Secretaria da Fazenda e da Administração, já que a Cidade Patrimônio se tornou referência nessa área.
O Redesim é uma ferramenta integrada que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
“É um orgulho estarmos um passo a frente nesse quesito em Pernambuco. Importante recebermos os colegas de outras cidades, essa troca de parcerias, eles conhecendo o nosso projeto para poder implantar em seus respectivos municípios. Que eles possam avançar como avançamos, pois é uma luta diária que realizamos para o bom funcionamento da Redesim”, disse a secretária da Fazenda e da Administração, Maria do Carmo Batista.
No ano passado, o gestor de Olinda Professor Lupércio recebeu o 10° Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae por ter tornado muito mais rápida a abertura de empresas no município. O reconhecimento veio na categoria Desburocratização e Implementação da Redesim. A premiação consolidou Olinda como referência no setor. A cidade foi ainda finalista na Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).
“Constatei as causas do sucesso dos resultados na concessão de licenças. Trata-se de bem elaborado planejamento e mapeamento de processos e da exitosa integração das secretarias envolvidas no licenciamento, órgãos de controle urbano e ambiental, proteção do patrimônio histórico, vigilância sanitária e tributos. Não posso deixar de registrar a receptividade e atenção dos servidores destes órgãos em nos prestar informações e experiências”, disse o auditor de tributos de Camaragibe, Eduardo Lima.