Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 26/08/21 às 14:17Roda de conversa e exames marcam alusão à população LGBT em Olinda
Evento ocorreu nesta quinta (26)
Por Pedro Morais
Em alusão ao dia da visibilidade lésbica e bissexual (29.8), a Prefeitura de Olinda promoveu uma ação em alusão à data na Policlínica da Mulher do Varadouro. A pauta foi uma roda de conversa, com a finalidade de entender e discutir sobre a saúde da mulher lésbica e bissexual. A ação foi promovida pela Diretoria de Políticas Estratégicas de Saúde, através da Coordenação municipal de Saúde Integral à população LGBT; junto com a Secretaria de Direitos Humanos, através da Coordenadoria LGBT.
A atividade iniciou com a fala do coordenador de Atenção à Saúde da População LGBT, Diego Ramalho. “É uma data importante, visto que as mulheres lésbicas e bissexuais se mantêm ainda invisibilizadas no que diz respeito as pautas de saúde na política LGBT, como exames citológicos, mamografias, testagem rápida, entre outras”.
Em seguida, o coordenador da Coordenadoria LGBT da Secretaria de Direitos Humanos, Silas Durak, comentou sobre a importância do momento. “É ímpar despertar o empoderamento e a força das mulheres na construção das políticas públicas”, disse.
A diretora de Políticas Estratégicas de Olinda, Inês Tenório, enfatizou sobre o encontro. ” O momento é de integração com o grupo, pois tivemos apresentações e dinâmicas de grupo interagindo”.
A palestra sobre o tema central foi discorrida pela médica psiquiatra do Caps Nise da Silveira, Dra. Rafaela Lima, um momento de debate entre todas as participantes em que também puderam tirar dúvidas.
A atividade foi encerrada com oferta de serviços como testes rápidos de sífilis e hepatite e exame citológico, com respeito aos critérios e medidas restritivas de combate à pandemia.