Publicado por: Secom, em: 27/06/18 às 11:28São João de Olinda atrai mais de 100 mil pessoas
Festa foi marcada pelo resgate das tradições nordestinas, contando com participação popular
Mais de 100 mil pessoas circularam por Olinda durante as festividades do São João 2018. A iniciativa movimentou a economia, aquecendo o comércio e o turismo, além de promover oportunidades de trabalho e renda na cidade. Com o tema “Onde a Tradição se Encontra com a Alegria”, a programação contou com o polo Sala de Reboco, montado na Praça do Carmo, que reuniu mais de 16 atrações musicais, valorizando as raízes nordestinas e o autêntico forró.
Conforme pesquisa realizada no local, entre os dias 21 e 24 de junho, 72% do público foram oriundos de Olinda, 27% de outros municípios da Região Metropolitana e, ainda, 1% veio de outros estados. O levantamento mostra também que 45% dos participantes avaliaram a programação como ótima, 54% como boa e 1% como regular. Esta foi a primeira vez que a cidade se tornou um polo importante neste período do ano, já com elementos como cidade cenográfica e parque de diversões para entreter os visitantes.
Sobre os músicos que subiram ao palco durante a festa, a pesquisa também identificou a receptividade do público. Nesse quesito, 42% responderam que os artistas convidados foram ótimos, 56% apontaram como bons e 2% como regulares. Os gastos do público, incluindo alimentos, bebidas e outros produtos, sinalizaram um ticket médio de R$ 93,68. “Foi um investimento na cultura, no desenvolvimento da cidade e nas tradições. Fizemos uma festa bonita para toda família e que passa a fazer parte do calendário da cidade”, avaliou o prefeito Professor Lupércio.
Além de uma grande festa, o São João de Olinda foi marcado por muito sabor. A cidade produziu o maior doce temático de sua história, uma cocada gigante com mais de 250 kg e 20 metros de comprimento. A iguaria foi distribuída gratuitamente para o público na abertura do evento. As barracas de comidas típicas e itens da gastronomia local também registraram números positivos, concedendo oportunidades para os moradores do município.
O esquema de segurança montado assegurou o clima de paz, sem o registro de qualquer ocorrência. De quinta a domingo, 20 guardas municipais reforçaram o trabalho do efetivo de 60 policiais militares. No polo do evento, a Prefeitura de Olinda instalou mais três câmeras, totalizando cinco equipamentos. As imagens foram geradas para a base de controle de videomonitoramento da Guarda Municipal. No pacote também estiveram unidades especializadas do Canil e da Cavalaria. Já os agentes de trânsito, também em regime especial, garantiram a mobilidade de pedestres e condutores.
Fotos: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda