Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 23/06/21 às 11:03São João Virtual: escolas municipais realizam festividades juninas
De forma online, a rede escolar vivencia a cultura nordestina
Por Pattricia Viviane
A Prefeitura Municipal de Olinda, através da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude, está realizando ao longo desta semana o São João Virtual. A proposta desse arraial é aproximar os estudantes, nesse período de isolamento social. Sabendo que as festividades juninas foram canceladas, em virtude deste atípico momento vivenciado na atualidade da pandemia da covid-19, as escolas da Rede Municipal de Ensino estarão realizando de forma online, por meio de vídeos e transmissões ao vivo, com os alunos e toda equipe escolar, levando musicalidade, promovendo um momento lúdico, interativo e de descontração. Resgatando as tradições das festividades juninas e o seu significado para os nordestinos.
Da Escola Isaulina de Castro, o professor Gladstone Barbosa lançou vários desafios virtuais com a temática do período. A Ebenezer Gueiros, a professora Ana Paula reuniu a garotada das turmas do grupo 6 ao 5º para uma live. Na Escola CAIC Professora Norma Coelho, as crianças participaram de aulões pelo Google Meet com direito a bingo, sorteios, pescarias e escolha do Rei e Rainha do Milho. E com um conteúdo histórico sobre o São João remetendo até os dias atuais, a professora Simony Oliveira, da Escola Dom João Crisóstomo, teve uma boa visualização dos seus vídeos no canal do YouTube.
Outro momento muito esperado é a festa da Escola de Tempo Integral Sagrado Coração de Jesus. O Forró do Pescador já é uma tradição da unidade de ensino e desta vez a festa vai ser estendida além dos pais e filhos, toda a vizinhança da comunidade de Amaro Branco, visto que o bairro é conhecido como vila dos pescadores. A Live de Pedro Pescador será dia 29, às 15h, na página do Instagram da Escola. Pais e estudantes em suas casas recitarão cordel, dançarão muito forró, mostrarão comidas típicas e participarão do concurso Matuto Arretado.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva, é uma alegria acompanhar iniciativas de valorização da nossa cultura e que, ao mesmo tempo, estimulam as crianças a reconhecer a riqueza do nosso patrimônio material. Essas crianças vão crescer com esse sentimento de amor pelas tradições da nossa cidade e do nosso estado, e será uma memória afetiva por estarem aprendendo de forma lúdica, com esse trabalho tão bonito. É Olinda Patrimônio que educa”, destacou o secretário.