Ouvir a matéria clicar no player
A Secretaria de Saúde de Olinda por meio da Diretoria da Rede de Urgência e Emergência realizou uma capacitação de Suporte Básico de Vida (BLS) e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam na Estratégia Saúde da Família do Município.
O treinamento aconteceu nesta semana, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau do Shopping Patteo e foi ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU Olinda, pelas coordenadoras médica e de enfermagem, Beslie Arruda e Danielly Santos, além, dos médicos Elenilson Pereira e Filipe Souza.
O médico da Unidade de Saúde da Base Rual, Bruno Salvador, elogiou a inciativa da gestão. “É de extrema importância para nós médicos e demais profissionais da Atenção Básica ter essa capacitação, porque pode acontecer esse tipo de situação na unidade e teremos condições de prestar com qualidade os primeiros socorros aos pacientes, inclusive, podendo acontecer em qualquer lugar”, apontou.
A diretora das Redes de Urgências e Emergência de Olinda, Luciana Galvão, comenta a importância da capacitação. “Nesse primeiro momento estamos capacitando os profissionais da Atenção Básica. Depois faremos com das Especializadas e Urgências e Emergências o treinamento, que capacita mais ainda o profissional para utilizar manobras numa situação de parada cardiorrespiratória, intervindo e reanimando o paciente nas situações de emergência e urgência”, pontuou.
“É importante o profissional da Atenção Básica ter na unidade equipamentos de primeiros socorros e sejam habilitados e saber manusear para o salvamento na unidade de saúde, até que a unidade móvel chegue para prestar atendimento mais detalhado”, enfatizou a coordenadora médica do Samu Olinda, Beslie Arruda.