Notícias

Saúde de Olinda implanta nova sala do Teste do Pezinho

O serviço vai funcionar na Policlínica João Barros Barreto. O teste do pezinho é gratuito, obrigatório e deve ser realizado no bebê do 3º ao 5º dia de nascido

Publicado por: Secom, em: 21/08/18 às 17:31

A ideia da atual gestão é ampliar a oferta do atendimento nas Unidades de Atenção Especializada. Foto: arquivo PMO

A Secretaria de Saúde de Olinda inaugura nesta quarta-feira (22.08), às 9h30, a segunda Sala do Teste do Pezinho no município. O novo ponto do serviço será instalado na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo. A primeira unidade foi implantada na Policlínica da Mulher Sony Santos, na Avenida Presidente Kennedy. A medida faz parte do processo de descentralização do serviço, através da Diretoria de Atenção Especializada (DAE).

O teste do pezinho é gratuito, obrigatório e deve ser realizado no bebê preferencialmente do terceiro ao quinto dia após o nascimento. A coleta do material para o exame é realizada com algumas gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido. Hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fenilcetonuria e fibrose cística podem ser identificadas precocemente e tratadas adequadamente evitando danos neurológicos e físicos.

O serviço é de demanda espontânea e, anteriormente, era realizado no Hospital Tricentenário. A ideia da atual gestão é ampliar a oferta do atendimento nas Unidades de Atenção Especializada.

Pular para o conteúdo