Notícias

Saúde de Olinda promove capacitação sobre o método canguru

Procedimento está em fase de implantação na rede de saúde do município

Publicado por: Secom, em: 19/12/19 às 13:44

Texto: Jeovani Cipriano

Entre as práticas que possibilitam um maior contato do bebê com a mãe está o método canguru. Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde capacitou profissionais de enfermagem e integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), sobre o procedimento e atendimento humanizado para as mamães e os bebês. O encontro ocorreu na Uninassau, no Shopping Patteo, Bairro Novo. A capacitação tem sequência nesta sexta-feira (20.12)

A técnica está em fase de implantação na cidade. A iniciativa envolve a atenção ao recém-nascido em situação de baixo peso e/ou prematuridade. Esse formato permite que o bebê tenha um contato pele a pele, na posição vertical, junto ao peito dos pais ou de outros familiares e estimula o aleitamento materno.

“É uma oportunidade única para nossa cidade. O Governo de Pernambuco nos ofereceu essa excelente estratégia de promoção à saúde”, enfatizou a coordenadora municipal da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Raquel Braga.

O treinamento contou ainda com a participação da coordenadora de Nutrição da cidade, Thayane Lima, e do fisioterapeuta André Bandeira. Profissionais que tem um papel relevante no método canguru.

Quais os benefícios desse método?

 – Favorece o vínculo mãe/filho;

 – Diminui o tempo de separação mãe/filho;

 – Estimula o aleitamento materno;

 – Favorece um melhor desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido de baixo peso;

– Favorece a estimulação sensorial adequada do recém-nascido;

– Reduz o estresse e a dor do recém-nascido de baixo peso;

– Proporciona um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde;

– Possibilita maior competência e confiança dos pais no cuidado com o filho.

Pular para o conteúdo