Publicado por: Secom, em: 18/06/19 às 16:48Saúde de Olinda segue lei estadual e oferece teste do bracinho
Serviço está disponível em todas as unidades de saúde da cidade
Por: Suzyanne Freitas
A lei nº 16.586, sancionada recentemente em Pernambuco, obriga médicos a fazerem o exame do teste do bracinho em crianças a partir dos três anos de idade. Em Olinda, porém, desde o início da gestão Professor Lupércio, 2017, já era oferecido este tipo de exame. Na cidade, todas as unidades básicas e policlínicas de saúde realizam o serviço, o que ajuda a economizar muitos recursos públicos de saúde, evitando que essa pressão alta continue, silenciosamente, destruindo a saúde do cidadão, o que no futuro poderá trazer prejuízos enormes.
Pensando na saúde e bem-estar, a Secretaria de Saúde de Olinda prevê que todas as crianças que apresentem sintomas de pressão alta devem ser encaminhadas para realizar o exame, que é o aferimento no tensiômetro pediátrico e assim detectar o grau da hipertensão arterial.
“É extremamente importante para garantir a saúde e o bem-estar de nossas crianças”, justificou a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Olinda, Zelma Pessôa.
Teste
O teste do bracinho é um exame indolor, que detecta a hipertensão arterial em crianças por meio da aferição da pressão utilizando o chamado esfigmomanômetro, medidor da pressão arterial bastante conhecido que consiste em um sistema para compressão da artéria braquial. O procedimento deve ser realizado por médicos ou enfermeiros devidamente registrados em sua respectiva entidade de classe.
Serviço
Teste do bracinho
Unidades básicas e policlínicas de Olinda
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h