Ouvir a matéria clicar no player
Uma ação de incentivo ao empreendedorismo feminino, promovida pela Secretaria Especial da Mulher de Olinda, reuniu, nesta sexta-feira (4), dezenas de mulheres na oficina Crie Seu Brechó! A ação trouxe oportunidades de negócios e a valorização, seguindo desde a complementação da renda até a independência financeira. O encontro aconteceu no Espaço Reluz, situado na Rua do Bonfim, 59, no bairro do Carmo.
A oficina foi conduzida pela empreendedora de negócios, Roberta Peregrino. Com 12 anos de experiência neste mercado, ela desmistificou todas as etapas para quem pretende entrar na área de reutilização e venda de peças de roupas e acessórios. “Eu digo, empreender não é fácil, mas é possível. E ter esse compartilhamento é, para mim, uma satisfação de poder mostrar a descobri o público-alvo, de como receber as peças até a etapa de exposição e venda”, concluiu.
“A Secretaria da Mulher de Olinda entra nesse apoio para fortalecer esse mercado e, nós, estamos fazendo a ponte, fazendo a indicação, a captação dessas mulheres para que elas venham para esse processo de qualificação e de valorização profissional de todas que são acolhidas pelas políticas públicas da nossa cidade. A ideia é que, a partir de experiências como essa, a gente poder inspirar outras mulheres a ter iniciativas de baixo custo”, explica a gestora da pasta, Ana Selma Santos.
Isolda Carlos é educadora financeira e ligada ao grupo Mulheres do Brasil. Ela aproveitou a oficina para falar da importância do planejamento financeiro para quem busca empreender. “Existe toda uma organização na hora de expor e de precificar. É preciso saber valorizar cada peça de acordo com o tipo de tecido, com o modelo e com a marca”, ressaltou.
Karen Hevellyn é moradora do bairro dos Bultrins e vem de uma família de mulheres com participação ativa no mercado de trabalho. Ela se inscreveu na oficina por acreditar na boa perspectiva de negócios. “Minha avó sempre teve bazar e daí eu sempre gostei de vender e aproveitei essa oportunidade para aprender sobre valores de cada peça, sobre margem de lucro e sobre a organização do ambiente e de como interagir com o cliente”, disse ela.