Publicado por: Alexandre Cavalcanti, em: 23/05/23 às 16:29Secretaria de Direitos Humanos de Olinda debate ações de combate à LGBTFobia
A roda de conversa aconteceu no auditório da Facottur, no Bairro Novo
A Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, por meio da Coordenadoria LGBT, promoveu nesta terça-feira (23), uma roda de diálogo voltada para o 17 de maio, data em que é lembrado como o Dia Internacional de Combate à LGBTFobia. O evento aconteceu no auditório da Facottur, no Bairro Novo, e contou com a parceria do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH). A ideia é discutir ações para conscientizar a população sobre a importância do respeito e, sobretudo, da luta contra a discriminação dos homossexuais, transsexuais e trasgêneros.
O debate contou, ainda, com representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, além da Assistência Social da cidade, que desenvolve trabalhos voltados para população LGBT. A ideia é montar um trabalho conjunto com medidas efetivas de acolhimento e proteção à igualdade e respeito à orientação sexual e identidade de gênero. “É a partir de debates como este, com a presença de vários segmentos da sociedade e com o público LGBT, que a gestão municipal passa a fomentar a rede de proteção, garantindo cada vez mais os direitos da população LGBT, combatendo, de fato, a LGBTFobia”, concluiu a secretária executiva da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, Verônica Brayner.
O dia 17 de maio foi declarado o Dia Internacional de Combate à Homofobia, vivenciado como uma data simbólica em que as pessoas de todo o mundo se mobilizam para falar de preconceito e discriminação sobre a perspectiva da equidade, da diversidade e da tolerância, e claro que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) não pode deixar de encorpar mais essa luta pelos direitos sociais da nossa população.