Notícias

Secretaria de Segurança Urbana de Olinda capacita profissionais sobre o uso de tecnologias não letais

Guardas municipais de várias cidades participam do treinamento

Publicado por: Secom, em: 14/12/17 às 13:00

Por: Marcílio Albuquerque

Integrantes da Guarda Municipal de Olinda participaram, até esta quarta-feira (13), de uma capacitação para o uso de tecnologias não letais. O curso é voltado à segurança pública e a eficácia nas relações de trabalho, contando com cerca de 100 participantes, oriundos de diversos municípios. A proposta é de aperfeiçoar a operação diária com equipamentos de menor poder ofensivo, como pistolas de eletrochoque e espargidores. A iniciativa faz parte da nova Política Nacional de Segurança, trazendo modernização e reduzindo o uso de armas de fogo. A capacitação ocorreu na Estrada do Bonsucesso, 306, Bonsucesso, Olinda.

No conteúdo, estão palestras sobre a legislação vigente e também aulas práticas, com o manuseio direto dos equipamentos. A qualificação é promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e estimula o uso progressivo e diferenciado da força. De acordo Jeferson Alves, um dos instrutores, os resultados na cidade têm sido positivos. “As armas incapacitantes conseguem fortalecer o trabalho das ruas, trazendo segurança ao agente, ao individuo detido e também a população ao seu redor. Se faz necessário o uso consciente”, explicou.

Além de Olinda, incluindo os guardas municipais e agentes de trânsito, participam do treinamento os representantes da Polícia Militar de Pernambuco e das forças de segurança do Recife, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Camaragibe e Serra Talhada. Entre as armas de instrução, do modelo Spark, estão também os sprays, com jatos direto e névoa, todos já em utilização pelo efetivo local.

Pular para o conteúdo