Publicado por: Secom, em: 18/11/14 às 18:11Semana da Música do CEMO homenageia grandes nomes da cultura em Olinda
É o 16° ano do evento, que ocorre de 17 a 28 de novembro em comemoração ao mês da Música e conta com apresentações de nomes notáveis no cenário musical pernambucano
Novembro é o mês da Música, todos os profissionais da área merecem homenagens, especialmente, no dia 22, quando se comemora o dia deles. É pensando nisso que a Prefeitura de Olinda, por intermédio do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), promove, anualmente, a Semana da Música da instituição que é uma grande oportunidade para quem estuda e para quem é apreciador da ciência e da arte do som.
Este ano, a 16ª Semana da Música do CEMO está ocorrendo desde ontem (17) e vai até o dia 28 de novembro, no próprio Centro, que fica na Avenida Pan Nordestina, no bairro de Salgadinho, tendo algumas apresentações agendadas para ocorrerem nas escolas municipais.
Sob o mote “O melhor é tocar em dobro”, o evento irá homenagear pessoas que marcaram a história do CEMO e de Olinda como o cantor Alceu Valença, o maestro arranjador Nenéu Liberalquino e a professora de violão Lúcia Duarte, uma das fundadoras do centro. A programação está recheada de concertos e recitais, que ocorrerão durante os períodos da manhã, da tarde e da noite. Todos os apreciadores e interessados em Música estão convidados para assisti-los.
“A música é um instrumento muito importante na formação e na educação de crianças e jovens. Ela facilita o aprendizado em todas as suas vertentes e fortalece a identidade cultural dos locais onde é praticada. Portanto, faz parte da nossa proposta, sempre, estimular os nossos alunos a vivenciarem essa experiência tanto em sala de aula quanto em eventos como a Semana da Música do CEMO que tem um grande alcance, todos os anos”, diz a secretária de Educação de Olinda, Márcia Souto.
Professores e nomes notáveis no cenário da Música Pernambucana, a exemplo de Edilza Aires, Sonia Sinimbu e o grupo Treminhão farão apresentações, durante a Semana. Também, os grupos representativos do centro como a Banda Sinfônica do CEMO, o Filhos do Choro e o Coro Revívere. “Nossa proposta é continuar dando acesso à Música ao maior número de pessoas, especialmente, aos estudantes das escolas municipais que apreciarão as apresentações no contraturno escolar”, diz a diretora do CEMO, Anaide da Paz.
Programação
TERÇA – 18 de novembro
19h30 – Banda Sinfônica do CEMO
- Homenagem a Alceu Valença e a Neneu Liberalquino
QUARTA – 19 de novembro
10h30 – Banda Sinfônica do CEMO + Orquestra Quebra Mar
15h30 – Recital de Piano com Jussiara Albuquerque
- Homenagem a Alaíde Rodrigues, professora de piano fundadora do CEMO.
QUINTA – 20 de novembro
10h30 – Banda Sinfônica do CEMO + Recital de Flauta Doce e Piano;
- Homenagem a Naim Neves (coordenadora pedagógica, fundadora do CEMO)
15h30 – Recital de Flauta Transversal e Piano. Com Dayse Gomes
e Mozart Ramos
19h30 – Treminhão. Homenagem a Nino Lins
SEXTA – 21 de novembro
10h30 – Banda Sinfônica do CEMO
15h30 – Palhaço Pipoquinha apresenta “A Pata e a Raposa”
SEGUNDA – 24 de novembro
15h30 – Rogério Acioli e Duo Albert
- Homenagem a Plutarco Sales (professor de flauta transversal, fundador do CEMO)
TERÇA – 25 de novembro
10h30 – Metais em 5
15h30 – Curso de Piano
QUARTA – 26 de novembro
15h30 – Curso de Piano
QUINTA – 27 de novembro
10h30 – Grupo de Flauta Doce do CEMO
15h30 – Curso de Piano
19h30 – Grupo Allegretto
SEXTA – 28 de novembro
10h30 – Recital de Piano com ex-alunos do CEMO
- Homenagem às primeiras professoras de piano do CEMO
15h30 – Coro Revivere