Notícias

Serviço de perdidos e achados passa a funcionar durante 24h em Olinda

Os documentos encontrados durante o Carnaval serão enviados para sede da Guarda Municipal, no Varadouro

Publicado por: Alexandre Cavalcanti, em: 16/02/23 às 17:00

A Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda inaugurou, nesta quinta-feira (16), na sede localizada no bairro do Varadouro, o serviço de 24 horas da Central de Perdidos e Achados. O trabalho vai auxiliar as pessoas que tiveram os documentos perdidos ou extraviados durante o Carnaval na cidade.

A orientação é para quem encontrar documentos ou pertences extraviados no perímetro do Sítio Histórico entregue ao guarda municipal, policial militar de serviço que já foi devidamente orientado, na Casa do Turista nos Quatro Cantos, no Posto de Atendimento ao Turista no Alto da Sé, na sede da Ciatur ou na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, no Varadouro.

“Assim que os documentos ou objetos sejam entregues na Central, os agentes farão a triagem e irão inserir no sistema. Se a pessoa for pessoalmente até a Guarda Municipal de Olinda, e os documentos ou objetos não forem localizados, lá mesmo poderá ser feito um boletim de ocorrência, caso o cidadão solicite, sem precisar ir até uma delegacia de polícia”, garantiu o secretário de Segurança Cidadã, Cel Pereira Neto.

Na mesma ocasião, foram entregues os novos Coletes Balísticos, as novas Sparks (arma não letal) e algemas da Patrulha Maria da Penha – que podem ser usadas em casos de violência contra mulheres. Foram entregues, ainda, os certificados do Curso de Reciclagem dos Guardas Municipais, sobre o uso de armas com baixa letalidade. Na formação foram abordadas as intervenções com utilização de armas de choque, de maneira técnica e adequada, dentro do contexto de emprego diferenciado da força, com especial atenção aos direitos do cidadão.

“Essas capacitações são importantes para qualificar nossos profissionais ao uso adequado e correto desses dispositivos elétricos incapacitantes. Isso garante mais segurança no momento do uso, bem como entender quais contextos é possível utilizar esse instrumento”, afirma o subinspetor da Guarda, Jeferson Alves.

A Central de Achados e Perdidos funciona na Guarda Municipal de Olinda, localizada na sede da Secretaria, na Avenida Santos Dumont, 177 – Lado “B”, Varadouro.

 

Pular para o conteúdo