Notícias

Arteterapia é usada como ferramenta no CAPS infantil de Olinda

Jogos lúdicos são utilizados pelos técnicos como forma de tratamento às crianças com transtornos mentais

Publicado por: Redação Secom, em: 19/04/21 às 9:57


Foto: Prefeitura de Olinda.

Pedro Morais

Uma ferramenta lúdica e observacional está sendo utilizada como forma de tratamento aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-i) Valério Maciel Leitão (Valerinho) de Olinda, unidade especializada em saúde mental. Trata-se da arteterapia, uma atividade que utiliza jogos de damas, lego, encaixe, dominó e jogos da memória.

A prática lúdica começa com acolhimento, onde um educador social qualificado recebe o paciente aplicando a técnica. Em seguida, uma equipe multiprofissional composta por psiquiatra, enfermeiro, psicóloga, assistente social, psicopedagoga, fonoaudiólogo, farmacêutico, técnicos de enfermagem e serviços gerais avaliam o paciente para estabelecer a forma de tratamento.

A estrutura na área de atendimento de saúde mental funciona com atendimento espontâneo na Rua Pereira Simões, 72, Bairro Novo. É gerenciado pela Coordenação da Saúde Mental da Secretaria de Saúde e atende de segunda a sexta-feira, manhã e tarde. Devido à pandemia, as consultas obedecem aos protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. O (CAPS-i) Valério Maciel Leitão (Valerinho) completou dois anos de funcionamento no último dia 6 de abril.

Pular para o conteúdo