Publicado por: Analu Pereira, em: 26/10/22 às 12:16Dia do Servidor é comemorado com ações de saúde e autocuidado em Olinda
As ações fazem parte do Projeto “Eu me amo, eu me cuido’
A Secretaria de Gestão de Pessoas e Administração de Olinda promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), no bairro de Umuarama, atividades e sorteios em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado na próxima sexta-feira, 28 de outubro. O “Projeto Eu me amo, eu me cuido” faz parte do “Programa cuidar é avançar” e oferece diversos serviços de saúde e estética para os funcionários do município. As ações de valorização do servidor municipal acontecem de forma itinerante nas secretarias da cidade.
Durante toda a manhã, a Secretaria de Saúde ofereceu orientação e avaliação nutricional, teste rápido de HIV, sífilis, hepatites, vacina covid, vacina gripe, aferição de pressão e glicemia e marcação de exame de mamografia. Atividades como ginástica laboral, limpeza de pele, maquiagem e designer de sobrancelhas foram disponibilizados pela Secretaria de Esportes e Juventude.
A Secretária Executiva de Gestão de Pessoas de Olinda, Lívia Álvaro, reforçou o quanto é importante trabalhar e proporcionar ações voltadas para a saúde física e mental dos cerca de 200 servidores. “Que a gente possa estar trazendo o servidor enquanto protagonista do seu autocuidado. É uma ação que vai percorrer outras secretarias e estimular uma vida mais saudável”, afirma.
O auxiliar técnico fazendário Marcelo Cosme da Silva tem 40 anos de serviço e ficou satisfeito com os serviços oferecidos. “Sou hipertenso e aproveitei pra ver como está a pressão e a glicose. Vou também pra consulta com o nutricionista”, conta.
Já o estagiário de informática da Secretaria da Fazenda Victor Paraíso acredita que todo mundo precisa se cuidar e estava na fila para fazer a consulta médica. “Esse dia está sendo bem legal porque preciso me alimentar melhor. As minhas taxas estão controladas porque já comecei a fazer atividade física. Aí vou aproveitar para tomar a 3ª dose de Covid e vacina da gripe”, garante Victor, que sofre de diabetes tipo 1 e toma insulina diariamente.
Mas um dos serviços mais aguardados era o de limpeza de pele e designer de sobrancelhas. A reeducanda e auxiliar de serviços gerais Givera Maria dos Santos disse que está adorando trabalhar na secretaria e que não há preconceito com ela. “Já aferi a pressão, glicose, fui na nutricionista, e agora vou ajeitar a sobrancelha. Amando essa oportunidade”, disse Gil, como é conhecida pelos colegas.
Fotos: Sandro Barros / Secom Olinda