Publicado por: Secom, em: 03/08/20 às 16:29Fisioterapia e Educação Física unidas em recuperação pós alta de pacientes com Covid em Olinda
Rede de Reabilitação do município e Academias dos Bairros e da Saúde trabalham na evolução dos pacientes
A assistência fisioterapêutica aos pacientes diagnosticados com Covid-19 deve seguir quatro princípios fundamentais: identificação precoce, isolamento, diagnóstico e tratamento. Além disso, é importante estabelecer e descrever a nova estratégia do fluxo do processo de trabalho e do treinamento, passo a passo, a segurança desse novo processo. Em Olinda, uma parceria entre a Rede de Reabilitação e as Academias dos Bairros e da Saúde age na recuperação pós alta de pacientes com o Coronavírus.
Em relação a quantidade de sessões de fisioterapia, vai depender de cada caso e de cada profissional responsável pelo atendimento, de acordo com a fisioterapeuta da rede municipal, Camila Matias. Mas ela destaca que a atividade física deve ser diária, já que traz tantos benefícios à nossa qualidade de vida.
“É um processo de continuidade, a fisioterapia através da reabilitação pneumofuncional evolui a melhora do condicionamento físico de forma preventiva e sobre o tratamento de lesões músculo-esquelético. E o educador físico lida com o condicionamento físico e exercícios aeróbicos após a alta da fisioterapia”, explicou Camila.
O fisioterapeuta atua na avaliação, prevenção e tratamento de distúrbios relacionados ao movimento do corpo, através de exames e laudos médicos, analisa a enfermidade para diagnosticar o problema e assim prescrever sessões de fisio. A partir disso já é possível perceber que a prática de exercícios físicos, orientada pelo profissional qualificado evita problemas de saúde e ao mesmo tempo estimula as pessoas a superarem seu desempenho físico.
Na parte dos profissionais de Educação Física, Clayton Correia destaca a importância de orientação gabaritada para ajudar na recuperação pós Covid. “Além de orientar corretamente a prática de atividades físicas e exercícios, indicamos os limites e cuidados que o aluno deve ter ao realizar o esporte, além de promover treinamentos para melhorar o condicionamento físico e o desempenho diário. Isso implica em reduzir as taxas de açúcares, gordura, promover bem-estar, entre outros”, disse.
Os Núcleos de Fisioterapia de Águas Compridas e Ouro Preto funcionam de segunda a sexta em dois turnos: 8h às 12h e 14h às 17h. Os telefones para contato são 3431-6785, 3429-6055 ou 3429-5902. Já as Academias dos Bairros e da Saúde estão presentes em diversos bairros de Olinda.