Notícias

Olinda promove oficina sobre controle do tabagismo e alerta para formas de contágio para a Covid-19

O Dia Mundial sem Tabaco foi comemorado recentemente, com o tema: Comprometa-se a parar de fumar

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 15/06/21 às 12:45

Por Pedro Morais

No sentido de fortalecer o programa de controle do tabagismo em Olinda, nesta terça-feira (15.06) a diretoria de políticas estratégicas, através do núcleo de promoção à saúde, promoveu uma oficina de atualização sobre o programa de controle ao tabagismo para os tutores do programa, tendo como objetivo o fortalecimento do programa no SUS.

A diretora Inês Tenório, que facilita a oficina no município afirma que este processo de atualização é importante para que as equipes se fortaleçam no sentido de realizar as atividades no contexto de pandemia com criatividade e protocolos organizativos.

A coordenadora do programa de controle do tabagismo Thayane Lima reflete que, em sendo o tabagismo uma doença causada pela dependência química da nicotina, oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle de promoção da saúde.

A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19. Os riscos do tabagismo também estão relacionados ao contágio, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.

O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos) pode facilitar a transmissão do coronavírus.

Pular para o conteúdo